quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Apicultores são capacitados para melhoria na produção de própolis

Própolis Vermelha

Cerca de 30 produtores de própolis vermelha serão capacitados, até outubro, para atender às exigências da Indicação Geográfica de Procedência (IP), que é o registro conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, atribuindo-lhes reputação, valor e identidade. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação e clima.


As capacitações acontecem no Cinturão Verde da Braskem, em Maceió, e incluem o tema gestão de negócios. Por solicitação dos produtores, elas são realizadas sempre nos finais de semana. Os treinamentos servirão para melhorar desde o procedimento de coleta da própolis, acondicionamento, apresentação, rótulo e logística adequada, por meio dos quais os apicultores terão uma visão empreendedora e poderão se organizar de maneira estratégica, com amplo conhecimento de mercado, valorizando ainda mais o produto comercializado.


As capacitações são realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) Apicultura, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae Alagoas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Associação Uniprópolis, de Minas Gerais.


“Com esses cursos, pretendemos ampliar a comercialização da própolis vermelha baseados nas exigências necessárias para termos um produto de qualidade reconhecida e diferenciado no mercado. Tanto os produtores envolvidos quanto as entidades parceiras têm a certeza de melhoria de vida para todos que fazem parte da produção”, afirmou o engenheiro agrônomo da Seagri José Roberto.

A programação dos cursos é a seguinte: em agosto, ocorre, nos dias 9, 10 e11, o curso de design; nos dias 23, 24 e 25, ocorre o curso de normas técnicas; em setembro, nos dias 13, 14 e 15, será realizado o curso de entreposto; já nos dias 27, 28, e 29, acontece o curso de certificação; em outubro, nos dias 18, 19 e 20, ocorre o curso de logística; nos dias 25, 26 e 27, o curso de gestão, todos voltados para a apicultura e específicos na própolis vermelha.

por Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário