Apicultura-Mel


A origem do mel:

"O mel cai do céu, principalmente durante o nascimento das estrelas e quando o arco-íris descansa sobre a terra", poeticamente proclamava Aristóteles, no século IV a.C.
A história do mel é longa e fascinante, como ele mesmo.
A maioria das grandes civilizações primitivas considerava o mel e a abelha sagrados, milagrosos até.
O Bebê Zeus, deus da mitologia grega, foi alimentado com leite e mel. Na cultura greco-romana, a fertilidade, a abundância e o amor eram aspectos da veneração com os quais o mel estava particularmente envolvido. Ainda hoje, no mundo inteiro é normal o uso da expressão "Lua de Mel." No Egito antigo, pensava-se ser o mel lágrimas vertidas pelo deus Rá, em forma de orvalho, recolhidas pelas abelhas nas plantas.
No Brasil, povos indígenas, em sua linguagem figurada, se referiam ao mel como o "Suor do Sol" imagem que inspirou o nome do nosso produto.
Por dezenas de milhares de anos, o mel - o adoçante universal - foi praticamente a única fonte de açúcar utilizada pela humanidade. Mesmo hoje, depois de muita pesquisa científica, ele permanece misterioso, pois ainda não se sabe tudo sobre os seus constituintes.
O néctar, substância adocicada, ofertada às abelhas pelas flores, é a base do mel. A abelha o recolhe depois de um bailado surpreendente e o leva para a colméia. Um beijo enzimático nesse néctar, dado por uma operária, aliado à evaporação da água, opera a mágica transformação.
O mel é sempre objeto de avaliação subjetiva, como toda obra de arte. Cor, aroma e sabor recebem influência das flores, as grandes provedoras de néctar.
O Brasil, um dos países do mundo com maior diversidade geográfica e de ecossistemas, proporciona uma enorme variedade de produtos apícolas.



Apicultura por hobby: Final do ano apícola 2011
Abaixo segue o link sobre a postagem de um dos Blogs apícolas que sigo, como é interessante observar que mesmo mudando de continente e de contexto a situação do apicultor acaba por ser a mesma em todo o mundo. Mas o que nos anima é ver a criatividade e engenhosidade que, apenas aqueles que tem espírito empreendedor sempre conseguem encontrar a melhor saída para cada momento ;não permitindo que seus ideais, mesmo que por hobby ou até mesmo por questão de subsistência(seja ela uma fonte alternativa de complementar a renda familiar ou principal)acabem se perdendo junto com sua identidade.


http://todaoferta.uol.com.br/comprar/apicultormdico-veterinrio-removemos-enxames-RJL6TBHHE5
Apicultura por hobby: Final do ano apícola 2011


Vejam a importância do Brasil na produção apícola mundial!

http://g1.globo.com/videos/economia/globo-rural/t/edicoes/v/produtores-de-mel-do-piaui-esperam-safra-recorde/1688642/

2 comentários:

  1. Companheiro, só há duas formas de conseguir mel: ou o compra já embalado num qualquer supermercado ou a um apicultor ou então torna-se voçê mesmo um apicultor, tirando partido do mel produzido pelas suas abelhas. Se optar por esta segunda opção, em primeiro lugar deve arranjar um local para colocar as suas abelhas.
    JSantos - Setúbal - Portugal

    ResponderExcluir