terça-feira, 14 de agosto de 2012

Produtores de mel e representantes de entidades discutem, em ortigueira, futuro da apicultura no pr


A capital paranaense do mel será sede do VI Encontro de Apicultura e do IV Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região, no próximo dia 24 de agosto. Os dois eventos acontecem em paralelo e serão realizados no local onde futuramente será inaugurado o Centro de Tecnologia Apícola (RR 376 Km 350).

O Encontro e o Seminário de Apicultura são organizados pela Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel) e pela Federação Paranaense de Apicultura (Fepa), com apoio do Sebrae/PR.



De acordo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2011, Ortigueira é o segundo maior produtor de mel do Brasil, com 510 toneladas.

Para Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o município vive um momento de crescimento na atividade apícola e os eventos são importantes para estimular e levar conhecimento para os produtores. Será uma oportunidade única para realizar um intercâmbio de informações entre entidades locais, instituições de outros estados e apicultores, destaca.

A programação dos dois eventos é intensa e conta com palestras e discussões sobre temas atuais, como os desafios do setor no Paraná, floradas, aumento e manutenção da produtividade, qualidade do mel e comercialização no mercado interno e externo.

Para Ana Mozuski, presidente da Apomel, todos os assuntos que serão debatidos no dia 24 de agosto são de grande importância para os apicultores. Tudo o que será mostrado nos dois eventos é viável para os produtores de Ortigueira. Na ocasião, eles poderão aprimorar o conhecimento sobre o setor e melhorar o desempenho, afirma.

Além da Fepa e da Apomel, nos eventos, também estarão presentes representantes de entidades como Associação Paulista dos Técnicos Apícolas (APTA COAPIS), Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná (COOFAMEL), Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Certificação

Na opinião de Fabrício Bianchi, um dos destaques da programação será a mesa-redonda A importância do associativismo, cooperativismo e comercialização, que terá como um dos debatedores o presidente da ACENPP, Luiz Roberto Saldanha.

Os cafeicultores paranaenses receberam, em maio passado, a Indicação Geográfica de Procedência (IGP). A certificação garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos produtos da região, conferindo-lhes destaque no mercado brasileiro e internacional.

Os produtores mel de Ortigueira também buscam o reconhecimento geográfico desde 2010, para valorizar o produto e melhorar a competitividade do setor apícola na região, abrindo novos mercados. Conforme Fabrício Bianchi, o processo está sendo estruturado de acordo com as diretrizes previstas e com a experiência do projeto dos cafés especiais do Norte Pioneiro.

Seguimos o modelo adotado pela ACENNP e serão necessários investimentos em modernização e processos. Durante o evento, teremos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos sobre a importância do associativismo e do cooperativismo, que são pré-requisitos para conquistar a certificação, diz.

A estimativa é de que a IGP resulte em um aumento de 30% da rentabilidade dos produtores. Além da Apomel e do Sebrae/PR, também estão envolvidas no processo de certificação a Prefeitura de Ortigueira, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Iapar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

Centro de Tecnologia Apícola

O Centro de Transferência de Tecnologia Apícola irá fortalecer as atividades de pesquisa e promover a inovação na produção. Os apicultores poderão mostrar para os pesquisadores suas necessidades, que poderão ser supridas por meio de estudos.

A construção do Centro de Tecnologia Apícola é mais uma ação voltada para fortalecer a nova apicultura no município. Para Fabrício Bianchi, os apicultores já aperfeiçoaram a técnica e compreendem a necessidade de investir em conhecimento e pesquisa para melhorar a produção e o valor agregado do produto.

Os apicultores desejam ingressar em novos mercados e possuem uma visão mais empreendedora do setor apícola, considera Fabrício Bianchi.

O local terá um laboratório para a realização de pesquisas. Serão ofertados cursos que vão contribuir principalmente para os apicultores que estão iniciando na atividade. É mais um sonho que iremos realizar, avalia Ana Mozuski.

Apoio
O Sebrae/PR estimulou a revitalização da Apomel, em 2007. Atualmente, a associação conta com 45 associados e produz cerca de 90% da produção total do mel no município de Ortigueira, 6,5% no Paraná e 0,6% no Brasil.

Programação

9 horas – Café da manhã e credenciamento

10 horas – Cerimonial de abertura

10h30 – A importância da Indicação Geográfica de Procedência do mel (IGP) – Maria Brígida dos Santos Scholz Iapar

12 horas Almoço

13 horas – Desafio da Apicultura no Paraná – Lucimar Pontara Peres Federação Paranaense de Apicultura

14h30 Mesa-redonda – A importância do associativismo, cooperativismo e comercialização
16h30 Encerramento

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Integrada – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR – Regional Norte: Giovana Chiquim
(43) 9135-3040 / 3344-3403 jornalismolondrina@savannah.com.br
Leandro Donatti Jornalista do Sebrae/PR (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário