Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, são os principais
destinos do produto brasileiro
De janeiro a novembro, o país enviou ao exterior 20,6 mil
toneladas de mel, com receita de US$ 65,2 milhões. Os números demonstram
aumento de 24,1% em valor e 17,8% em peso, em relação ao mesmo período de 2010,
segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
(Sebrae). O preço médio pago pelo produto exportado foi de US$ 3,16 por quilo,
0,6% maior na comparação com o ano passado.
São Paulo lidera a lista dos estados brasileiros
exportadores, com 5,3 toneladas, ao preço de US$ 3,19 o quilo e valor total de
US$ 16,9 milhões. Em segundo lugar vem o Rio Grande do Sul, com 3,9 toneladas,
US$ 3,08 o quilo e US$ 12,1 milhões. Em terceiro, aparece o Ceará, com 3,6
toneladas, US$ 3,14 o quilo e US$ 11,5 milhões. O Piauí está em quarto lugar,
com 3,3 toneladas e US$ 10,9 milhões. Este estado foi o que conseguiu vender o
mel por melhor preço: US$ 3,23 por quilo.
O resultado reflete a realidade da Cooperativa Mista dos
Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Coomapi), no Piauí. A produção
de mel saltou de 176 toneladas, em 2010, para 400 toneladas, em 2011.
Para o gerente administrativo da Coomapi, Paulo José da
Silva, o crescimento decorre de mudanças internas como aumento da florada,
melhoria técnica por parte dos produtores brasileiros e crescimento do consumo
do alimento pelos brasileiros.
Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações
brasileiras de mel, com receita de US$ 42.831.845, respondendo por mais da
metade do total. A Alemanha ficou em segundo, com US$ 12.210.794. O Reino Unido
absorveu US$ 4.826.151 dessas vendas. Outros países importadores de mel do Brasil
foram Canadá, Israel, França, Cabo Verde, Peru, China, Argentina, Japão e
Emirados Árabes.
Fonte: Globo Rural On-line, publicada em: 22/12/2011
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