quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Comercialização de mel para o governo

por James Arruda Salomé

Se cada um dos alunos das escolas recebesse por dia 4g de mel cada, em 180 dias letivos, o mercado seria de 376 mil kg/mel/dia no Brasil

A merenda escolar é um caminho oportuno para os empreendedores apícolas investirem. O consumo de mel no Brasil pode ser aumentado se as compras governamentais inserirem de forma mais sistemática esse alimento na merenda. Além disso, o mel distribuído nas escolas para as crianças garantirá a formação de novos consumidores no futuro.





A vantagem nessa comercialização não está voltada apenas para os empreendedores. Também ganham os consumidores e governo local, pois o aumento da compra governamental para a introdução do mel na merenda escolar disponibilizaria um alimento saudável para as crianças, e uma maior arrecadação municipal, com o aquecimento da economia e no recolhimento de impostos.

Para a garantia de preços adequados nessa venda, o apicultor conta com os preços mínimos referenciados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar que pode determinar um ganho substancial para os apicultores.

Em Santa Catarina, por exemplo, alguns municípios chegam a pagar R$ 15,00/kg no valor adquirido para a merenda escolar. Para o apicultor, esse preço significa uma venda fracionada bem vantajosa, com preços convidativos. A proposta é mobilizar as diferentes esferas institucionais para viabilizar políticas de consumo e de introdução do mel nas escolas, com a consolidação de um mercado que ainda não possui abrangência no país.

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