terça-feira, 23 de outubro de 2012

Beneficiamento de pólen apícola.

Após a postagem, que não tem poucas horas de publicada, meu telefone pessoal não parou de tocar.Muitas pessoas interessadas em obter informações sobre o beneficiamento do pólen apícola.
pólen fresco e úmido
Confesso que não fiquei muito surpreso com a repercussão, que o assunto sobre o curso de apicultura está tendo na rede.Hoje somos o BLOG de apicultura mais visitado do país, temos visitas do mundo todo, e isto é bom não só para massagear o ego,mas principalmente pelas amizades que cultivamos, com este exercício prazeroso que vem sendo manter o Blog no ar.




O tema da postagem é assunto para um outro módulo do curso de apicultura oferecido pelos amigos aqui na Baixada Santista, assim como teremos em breve um sobre Produção de Abelhas Rainhas e Produção de Gleia Real, mas não nos custa nada compartilhar informações solicitadas pelos ávidos colegas apicultores, que pretendem se aventurar na produção de pólen. Após a colheita do pólen, que segue certos rituais,o ideal é levarmos o produto colhido ainda fresco o mais breve possível para casa.

  1-)Congelamento: Ao chegar em casa a primeira coisa a ser feita, é providenciar o congelamento imediato do material colhido, não seleciono, nem separo nada nesta etapa, direto pro freezer. Abaixo uma imagem explica o porque devemos congelar o pólen:

O que encontramos em pólen que não foi congelado após algumas horas na geladeira,mesmo após a desidratação.



  2-)Descongelamento: Após 24 horas no mínimo no freezer, de -10°c a -20°c, é chegada a hora mais critica na minha opinião, o descongelamento, pois deve ser lento e gradativo, realizado na geladeira, sem choques de temperatura, e por outras 24 horas,ininterruptas.Colegas de profissão lembrem-se das aulas de tecnologia de alimentos


. 3-)Secagem: Agora entra a hora da gambiarra, por favor colegas apicultores, não façam gambiarras, não improvisem, se acreditam que a atividade escolhida vai dar dinheiro, invista em um equipamento adequado, já vi colegas secando pólen no FORNO doméstico, em secadoras de roupas e até mesmo no sol, parem com isto.Quando vamos deixar de ser amadores para sermos profissionais de verdade? Comprando um secadora de pólen, fica tudo mais fácil,a qualidade do produto final fica inigualável e o investimento retorna em menos de 6 meses, não temos alterações de cor e paladar e a perda em nutrientes com a secagem é mínima.O polen deve ser dispostos nas bandejas em quantidade adequadas, e permanecer na temperatura controlada com precisão por tempo suficiente para secar e chegar em torno de 5% de umidade.
pólen silvestre,com indícios de palmáceas sp.
4-)Refrigeração: Agora serve uma geladeira doméstica, o pólen já desidratado agora ficara na sua geladeira, em embalagem hermeticamente fechada por tempo suficiente até você ter tempo ou lotação suficiente para otimizar o restante do processo. 5-)Aeração/Ventilação: Após a fase de refrigeração, passamos a ventilar o produto para separar partículas suspensa e corpos estranhos, do produto desejável, bolotas uniformes e de tamanho adequado.
Material separado no aerador/soprador de pólen
6-)Catação/Seleção: Aqui, o que o aerador não tirou pelo peso demasiado, fica por conta de um trabalho minucioso e delicado, feito com o uso de instrumento adequados, onde iremos separar bolotas de própolis, bolotas aglutinadas etc...
Foto do Apiários Florin
7-)Embalagem: Aqui alguns produtores mais especializados selecionam por tamanho da bolota em até 3 tipos diferentes de produto final, ou então, para a maioria, apenas embalam o produto e colocam a venda. Mais detalhes basta entrar em contato com Tel: 3472 - 9170 - Fax: R.Tec. José Gomes dos Santos e pedir para se inscrever na TURMA DE PRODUÇÃO DE PÓLEN APÍCOLA. O curso será ministrado com aulas práticas e teóricas, será oferecido certificado de conclusão registrado pelo MEC e contaremos com visitas técnicas a um apiário especializado na produção de pólen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário