Antes deveríamos perguntar, pra que aumentar a quantidade de enxames em um apiário?
Converso com inúmeros apicultores de todo o Brasil e de outras regiões do mundo,diariamente,pela internet,é um prazer manter este intercambio até que eu possa retornar as minhas atividades laborais, por enquanto minha hérnia de disco me impede, e vou ficando aqui sentado me recuperando aos poucos e com muito anti-inflamatório,sedativos, anti depressivos e todo tipo de drogas.
Nestas conversas, vemos que por melhor que seja uma região,em potencial apícola,devemos tomar muito cuidado com a saturação da área,uma vez que além de nossas abelhas,contamos também com as abelhas nativas e outros nectaríferos no mesmo ambiente.Fico observando e a prática nos tem demonstrado o que os livros e os apicultores mais experientes já nos passaram,cuidado com a quantidade de abelhas em uma área!! Podemos criar um raio de ação imaginário para delimitar o território de nossas apis sp,de aproximadamente 1.500 metros, de distancia de outros apiários.
![]() |
Foto de BEEKEEPING FOTOGRAFI |
Mas afinal,quantas caixas com abelhas?Quantos enxames um homem pode cuidar sozinho? Digo sozinho mesmo,sem ajudantes ou funcionários e montando quadros,caixas,colocando cera alveolada,vistoriando colméias,fazendo divisões,uniões de enxames etc...
Não cheguei a resposta ainda, cuidando de apenas 30 caixas, absolutamente sozinho,nada me faz pedir arrego, mesmo o ataque das formigas, o sufoco pra carregar materiais,capinando,roçando,pintando colméias chegar ao apiário nos dias de chuva e tudo mais que pode vir pela frente.
Mas devemos analisar fatores como, potencial da região e capacidade do apicultor,capacidade genética do enxame,épocas de floradas e tipos de floradas.
Normalmente, aumentamos nossos apiários com enxames oriundos de capturas,realizadas de enxames alojados nas cidades ou migratórios(de passagem).Lembrar sobre a natureza destas abelhas, em sua maioria abelhas mais velhas,campeiras,e uma rainha já desgastada com postura em declínio.Mesmo assim são mais baratos,e fáceis de encontrar, bastando fixá-los bem no apiário,alimentá-los e na primeira oportunidade colocarmos uma nova rainha de nossa melhor linhagem genética.
Esta semana chegaram dois enxames para expandirmos as atividades, eram do tipo migratório e acabaram se alojando em colmeias vazias na casa de uma amigo apicultor,num bairro próximo a uma área de proteção ambiental.Este bairro é uma verdadeira rota de enxames em migração em nossa cidade, no ano de 2011 em apenas um mês foram mais de 20 chamados para remoção dos enxames.
Exibir mapa ampliado
Ao buscarmos os dois enxames, eram três ,mas viraram dois(um fugiu)?!rsrsr.Ambos bem preparados,caixas bem vedadas e devidamente amarradas,levamos tranquilamente ao apiário,distante uns 10 km dali,mais ao norte.Nenhuma abelha fugiu!
Chegando ao apiário a primeira providencia,é adoçar os enxames, ou seja, fornecer-lhes um bom motivo para ficarem ali, ao abrirmos o alvado,colocamos nosso BOARDMAN de tubos de PVC com um garrafinha de 500ml de açúcar invertido,misturado com mel e água a 50% de concentração.Não abriremos a caixa por uns 3 dias, e só então poderemos ver a quantidade de abelhas no enxame, pois a qualidade ira demorar muito e como não temos tempo pra esperar, em no máximo 20 dias esta rainha já terá sido substituída por uma de nossas híbridas selecionadas.Em dezembro estarão produzindo pólen de maneira exemplar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário