segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Produzindo pólen apícola.

Produzir pólen apícola, em pleno inverno, não tem preço.

Infelizmente o tempo aqui no litoral não colabora mesmo, a chuva quando dá trégua é por apenas uns dias, o que faz com que tenhamos de ir até o apiário diariamente ;não só para colher o material produzido mas principalmente para retirar as armadilhas quando o tempo vira.
Por exemplo a cabo de retornar do apiário e recolher todas as armadilhas, e o sol começou a abrir novamente, ... não é fácil!!!



Na última semana do mês colocaremos um post exclusivo com todas as dicas sobre a produção de pólen, no momento ficaremos aguardando a palestra a ser realizada na casa do Sr.Gomes, com um colega do litoral sul que produz pólen ha mais tempo.
Por hora deixo vocês curtirem as imagens desta semana!!Boa semana a todos...


Enxames fortes,produzem mais,mas causam confusão na entrada da colméia.


Enxames menores,com 8 quadros produzem razoavelmente,e o alvado fica mais tranquilo.


Produção dos enxames menores em 6 horas de trabalho no inverno.


Bolotas grandes de pólen não passam pela tela.


Pólen congelado,sem beneficiar.


10 comentários:

  1. Amigo Ozorio,

    que beleza de pólen...Mesmo com o mal tempo,que vc diz estar fazendo por aí,a beleza do pólen nos deixa com água na boca...

    Sem dúvidas,que cria abelhas africanizadas deve aproveitar todas as possibilidades de lucrar com elas,e a produção de pólem,assim como a de própolis são ótinas alternativas,pois diversificando a produção,pode conseguir dos preços baixos do mel,em algumas épocas do ano,e lucra-se com os sutros produtos...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ,caro amigo Paulo.Sou um frequentador assíduo de seu Blog, inclusive passei a segui-lo como participante.Pois seu comentário é muito pertinente, com a apicultura voltada para apenas um produto o apicultor morreria de fome, com o baixo preço conseguido com o mel e a dificuldade para comercializá-o legalmente.
      Em nosso modesto apiário, temos a produção de pólen(o ano todo em dias de sol), própolis(de março à junho),geléia real(apenas parte das colméias 1/3)e mel(de setembro a fevereiro).
      Abraços,

      Excluir
  2. Olá Ozorio e Paulo :)

    Imagens muito bonitas da recolha de polen.
    Este ano provei polen produzido por um amigo meu, polen que não foi seco num secador, mas apenas em tabuleiros ao ar livre e digo-vos que foi o melhor polen que provei até então.
    Tem uma consistência semelhante ao pólen fresco e um sabor mais doce.
    A melhor parte da noticia é que o referido pólen tinha sido colhido há 2 anos e estava perfeitamente conservado, a técnica de secagem ao ar livre, só por si, garantiu uma humidade suficientemente baixa para a conservação.

    abraços e continuação de bom trabalho

    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe se esta secagem ao ar livre conta com um daqueles secador solar?Qual a técnica?
      Obrigado abs.

      Excluir
    2. Ozorio

      Eu suponho que o apicultor se limitou a colocar o pólen recém colhido nos tabuleiros e mexê-lo diariamente para não se aglomerar.
      Eliminou todas as impurezas como patas ou asas de abelhas e para saber se o polen estava no grau de humidade correcto apertava uns grãos entre os dedos indicador e polegar: se não esfarelasse estava pronto a armazenar.
      Não duvido que a técnica é deveras arriscada, mas se a humidade for controlada com um higrômetro, para que não haja duvidas, os resultados finais são muito agradaveis.
      Vou tentar saber mais do assunto e publicar no blog

      abraços
      Joaquim Pifano

      Excluir
  3. Boa noite caro colega,

    Compreendo o motivo pelo qual usou as fotografias de minha autoria, dada a beleza do polén que produzimos. Contudo, acho que no minimo, por uma questão de respeito, deveria ter pedido se podia usar as fotografias.

    Cumprimentos,
    João Tomé
    valedorosmaninho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a foto do fundo de tela de meu blog, não sei a origem da mesma, pois capturei na internet, através do google.Mas as fotos do post sobre coleta de polen não são suas,tenho todos os arquivos em minha máquina e meu computador, para comprovar basta salvá-las em seu computador e utilizar um programinha disponível na internet para ver todos os detalhes sobre a imagem,como camera utilizada, regulagem,data etc...Caso me indique qual a sua imagem terei prazer em identificá-la ou até mesma retirá-la se assim preferir.Fico no aguardo.Abs

      Excluir
    2. Bom dia,
      Sim, as imagens a que me refiro são as do fundo da tela.
      Pensei que as tivesse retirado diretamente do meu blog.
      Não há problema. Bom trabalho e parabéns pelo blog.
      Cumprimentos,
      João Tomé

      Excluir
    3. Obrigado amigo, as imagens forma substituídas com êxito.Colocamos outra também capturada nas buscas do GOOGLE, em breve teremos imagens próprias para fazer o fundo de tela de nosso blog.
      Abraço,

      Excluir