segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Última colheita de mel safra2011/12

Experimente a sugestão abaixo


É isto aí pessoal, esta foi a última colheita de mel da nossa safra 2011-2012,a partir da semana do carnaval os enxames começam a ser alimentados e divididos para nos preparamos para a safrinha do meio do ano, ou quem sabe produzir mel em alguma lavoura de frutas da região da grande São Paulo.Nosso amigo apicultor aqui da região irá arriscar o mel de chuchu em Mongaguá, vamos ver  no que dá!
Abraço a todos e obrigado por comprar conosco!




 De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ele tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo. Contém água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).

Depois desta vasta lista de nutrientes, fica fácil saber por que o mel deve constar na dieta de todos, com exceção de pessoas diabéticas. Os benefícios do mel são conhecidos há muito tempo e você com certeza já ouviu aquela receitinha caseira infalível que leva o ingrediente, mas vale a pena reforçar o que este rico alimento pode fazer.
Substituir o açúcar pelo mel é uma escolha saudável e mais saborosa. Uma colher (chá) de açúcar fornece cerca de 40 calorias, enquanto a mesma medida de mel contém 25 calorias. Mesmo assim, o ideal é consumir diariamente até duas colheres (sopa) para aproveitar todos os benefícios do mel para a saúde. Com poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos, cereais e até bebidas, como sucos e cafés. É também um ótimo complemento alimentar. 


 A formação do mel está intimamente relacionada ao processo de polinização das flores através da atração aromática exercida por elas, dentre os insetos atraídos pelas flores temos as abelhas, sendo estas geralmente atraídas por flores de aromas agradáveis ao ser humano. A capacidade olfativa das abelhas se deve a inúmeras estruturas localizadas em seu par de antenas, que também possuem estruturas para tato e audição.
As abelhas sugam o néctar da flor, depositando-o no papo ou vesícula nectífera, onde enzimas irão decompor o açúcar do néctar em dois açúcares mais simples, a frutose e a glicose, durante o transporte diversas secreções são acrescentadas ao néctar, sendo adicionadas enzimas como a invertase, diástase, glicose oxidase, catalase e fosfatase. Ao retornar a colméia, a abelha deposita o néctar em favos onde este perderá grande parte de sua água e se transformando em mel com cerca de no máximo 17% de água.


2 comentários:

  1. Olá Ozorio,

    Não sabia que a floração do chuchu tinha interesse apícola. Fica o desafio para nos mostrar as fotos da flora apícola da sua região. E essa nova safra vai obrigar a transumância?

    abraço
    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo,
    Também não tenho nenhuma experiência com o chuchu,mas este apicultor antigo aqui na região já transferiu umas 20 caixas para este local e esta na expectativa de fazer uma colheita justo na época em que não temos quase floradas por aqui.
    Assim que apontarem as primeiras flores vou conferir de perto,registro tudo e posto aqui em nosso Blog.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir