quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Taubaté: CEA apresenta projeto de apicultura sustentável para município de Monteiro Lobato


Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Apicultura

Centro de Estudos Apícolas (CEA) da Universidade de Taubaté (UNITAU) apresentou no último dia 08 de fevereiro, na Câmara Municipal de Monteiro Lobato, o projeto Desenvolvimento Sustentável de Apicultura de Monteiro Lobato para a comunidade local e para os parceiros, como o Instituto Votorantim Fibria e a Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato.


Com atividades desde 2007, as ações de apicultura sustentável atendem a 15 municípios e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX) da Universidade. Com a expectativa de ampliar ainda mais os trabalhos em 2012, a apresentação teve o objetivo, entre outros, de alavancar algumas parcerias.

Durante a explanação, a equipe revelou que, entre as novas ações, a pretensão é de se realizar um treinamento de monitores mirins na área de turismo. “Esta é uma oportunidade para nós, para os alunos e também para a comunidade”, declarou a Profa. Dra. Lídia Maria Ruv Carelli Barreto, coordenadora do projeto.

A professora salientou que a idéia é conseguir o maior número de apicultores, gerando ocupação e renda e apresentando oportunidades rurais aos municípios. “A expectativa é ampliar ainda mais as ações, expandindo-as para as famílias dos apicultores, de forma a gerar renda, sustentabilidade e ocupação”, explica.

Demonstrando satisfação pela parceria firmada com o CEA, a consultora de sustentabilidade da Fibria reforça a importância ambiental das ações. “Essa parceria é muito interessante, pois faremos um múltiplo uso das florestas. Sempre pensando no desenvolvimento local e da região, também temos o objetivo de formar produtores e aumentar a produção no campo e na zona rural”, contou.

Além da parceria com a Fibria e com a prefeitura do município, a UNITAU também terá participação direta, não somente por meio do CEA, como também por meio dos alunos dos departamentos de Arquitetura, Agronomia, Biologia, Comunicação Social e Psicologia. “Para uma Instituição do porte da UNITAU, a interação com a comunidade é muito importante, pois vai além dos muros que delimitam os espaços físicos. Projetos interdisciplinares como este fazem com que os professores e alunos estejam diretamente ligados à prática. Essa é a postura da UNITAU, que sempre pensa avante”, elogiou a professora.

Fonte: Agoravale, publicada em: 13/02/2012

Um comentário:

  1. Sei que o comentário,não tem nada a ver com a postagem, mas reparem em como o alvado esta todo impregnado com a própolis,fazendo com que a madeira fique protegida.Especificamente esta caixa da foto esta ha dois anos dentro da mata fechada.Gostaria que aqueles apicultores de internet, que disseram que o fundo desta caixa parecia um "FUNDO DE GAVETA VELHA" vissem esta foto, e volto a convidá-los a visitar nosso apiário, sei que não virão pois morrem de medo de abelhas, e eu medo que eles tragam algum inseticida pra matar meus enxames, rsrsrsrs

    ResponderExcluir