segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sumiço das abelhas traz risco para agricultura no Brasil


Abelhas se encaminham para o risco de extinção

Países da Europa e da América do Norte vêm relatando o desaparecimento delas com números preocupantes. "Também há perdas no Brasil, principalmente no Sul, mas também em cidades paulistas. Antes, era muito raro, agora é mais comum", informa o pesquisador americano David de Jong, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.



- Na Europa, nos EUA e no Canadá, eles descobriram vários motivos para as abelhas morrerem. Agora, especificamente o que está provocando isso, não sabem. Está claro que a perda é muito maior do que era há poucos anos. Sempre houve situações em que morreram muitas abelhas repentinamente. Mas esse fenômeno atual, mais forte, foi descoberto em 2006. Nos EUA, eles perdem, a cada ano, cerca de 35% das colméias, em média. Alguns apicultores perderam todas (as colméias). Na Espanha, falaram em 30%, 40% - acrescenta o biólogo, doutor no estudo de insetos e especialista em patologia de abelhas.

Fonte: Correio do Estado, publicada em: 06/02/2012

2 comentários:

  1. Só esta semana perdemos mais duas colméias, e pelo visto esta será uma média para os próximos dias.Não tenho explicações, as colméias simplesmente param de sem desenvolver, a rainha ainda tem boa postura, temos campeiras entrando com pólen e reserva de mel.
    Tenho observado que o enxame se torna muito silencioso, com as abelhas todas com atividade muito baixa ao abrirmos as caixas e após uns 5 ou 7 dias, estão todas mortas ou simplesmente desapareceram!
    O que fazer?
    No momento sentar e chorar?!
    Não já não faço mais isso, passei a me conformar e a buscar rainhas com boa genética e enxames mais fortes,na tentativa de salvar os próximos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,estou tendo problemas no meu apiário tbém,no entanto,não desta forma; mas os apiário de minha cidade visinha sim,o meu problema é que adquiri uma cera alveolada amarelada, e após inserir nas melgueiras começou a surgir umas manchas pretas nos favos e esta proliferando por toda a colméia... retirei 50% dos favos para queimar. mas mesmo assim, ainda ficaram alguns que estão começando a manchar.
    Estou com medo de infestar todo o apiário, devido a colheita, pois, nesta operação misturam-se todos os caxilhos.

    ResponderExcluir