segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Produção da Apiouro cresce seis vezes em seis anos


Produção de Mel

Exemplo de Associativismo que deu certo!!

Após participação no curso de Apicultura, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete e pelo SENAR MINAS, oito moradores de Ouro Branco reuniram-se e formaram uma associação. O treinamento foi ministrado em julho de 2006. De lá para cá, o número de associados triplicou e a produção cresceu seis vezes. O saldo positivo do trabalho realizado neste período fortalece o grupo, que já traçou as metas para este ano: dobrar a produção e criar a Casa do Mel.



A presidente da Apiouro, Maria Celina da Costa Lana, conta que a proposta de criar uma associação partiu do professor do curso de apicultura. “Após reuniões, criamos o estatuto, discutimos o nome para a associação e para o mel. Decidimos por Apiouro e por Mel Ouro Real, que é alusivo à Estrada Real.”

Ela afirma que, no início, eram oito associados e que o número passou para 25. Nossa produção era de 100 quilos de mel por ano. Hoje, fabricamos uma média de 600 quilos. Segundo Maria Celina, a associação conta com dois apiários usados para produzir mel para a própria associação. “Trata-se de um trabalho realizado em mutirão, cuja comercialização é toda revertida para a entidade.”

Para 2012, a intenção é conseguir dobrar a produção de mel, além de ampliar a de própolis. “O diferencial do nosso mel é que ele é puro e natural”, diz citando a razão de o mel ter conquistado o mercado de Ouro Branco. Ela, ainda, menciona um outro objetivo do grupo. “Queremos construir a Casa do Mel, que irá ajudar na comercialização e divulgação do mel.

Maria Celina destaca a relevância do SENAR MINAS para a associação. “A entidade promove a atualização, mostrando técnicas, formas de produção, entre outros pontos. Faz também o acompanhamento, pois podemos tirar dúvidas com os professores. Além disso, mantemos contato com iniciantes, renovando as informações.”

Fonte: SENAR MINAS, publicada em: 13/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário