As exportações do setor do mel apresentaram, em 2011, um
crescimento de 24,1% em relação a 2010. Neste último ano, o Brasil vendeu mais
de 20 mil toneladas do produto. Segundo o presidente da Câmara Setorial do Mel,
José Cunha, fatores como genética e qualidade foram essenciais para o
crescimento do setor no Brasil.
– Há uma articulação conjunta. Nós tivemos um embargo
internacional da comunidade européia de 2006 a 2008, que uniu os apicultores e
as instituições em um esforço conjunto de preparação para proporcionar
segurança alimentar e um produto de qualidade. O mel brasileiro é reconhecido
como um produto livre de resíduos devido à genética de nossa abelha, que
dispensa o uso de antibióticos e fungicidas. Devido a isso, ele é procurado no
mundo todo. Em algumas regiões produzimos mel orgânico, e já estão surgindo
indicações geográficas para o mel brasileiro em algumas regiões. Isso tudo
agrega valor.
Veja a entrevista completa de
José Cunha para o Mercado & Cia:
CANAL RURAL
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