segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Falta mel de laranjeira no mercado nacional




Os laranjais deveriam estar floridos, mas com a mesma rapidez que as flores surgiram, desapareceram do pomar e levaram embora a chance de uma boa produção de mel, no estado de São Paulo.
Em uma lavoura em Pirassununga, o agricultor Geraldo Benini tem 100 colmeias. O apicultor esperava uma produção de 3.800, mas conseguiu apenas 1.600.
Uma florada para ser considerada boa tem que durar de 45 a 50 dias, mas este ano, o clima não ajudou. A chuva fora de época fez com que as flores resistissem apenas 15 dias nos pés de laranja e as abelhas não tiveram tempo suficiente para produzir a quantidade esperada.
A presidente da associação que representa o setor, Joelma Brito, diz vai faltar produto no mercado interno e para exportação.
O preço do mel já subiu. No ano passado, nesta mesma época do ano, João Manoel vendia o quilo de mel a R$ 4,20. Hoje não sai por menos de R$ 5.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/12/producao-de-mel-de-laranja-em-sp-deve-sofrer-quebra-de-50.html

http://glo.bo/ssOdTl

Vejam a matéria(assistam o vídeo) para podermos fazer comentários depois.Será que o que esta acontecendo não seria uma falta grave de muitos apicultores, ao deixarem de preparar seus enxames para o arranque necessário frente a uma florada? Este é meu principal questionamento, pois mesmo com condições adversas, que podem comprometer a florada ou até mesmo a qualidade e quantidade de néctar em determinada cultura, se tivéssemos enxames prontos para polinização, com caixas repletas de abelhas, contaríamos com uma polinização mais eficiente e uma colheita de néctar mais abundante por parte de nossas apis, enchendo assim mais quadros do que o que ocorreu, e também não haveria tanta perda de enxames na ocasião.
Concordo que estamos falando de apiários praticamente industriais a nível brasileiro, uma vez que não podemos comparar apicultores profissionais brasileiros aos profissionais de outros países como Austrália e E.U.A. ,mas que acredito que ha muito amadorismo no serviço de polinização no Brasil, ha sim!!Prova disso é outra matéria exibida sobre a perda enorme de enxames nas lavouras de maçã no Sul do país, única e exclusivamente por despreparo por parte dos apicultores em saber como manter enxames fortes para trabalharem nas floradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário